Solidariedade, democracia, cooperação e direitos humanos, gerando o sentimento de pertencimento de uma população com valorização da cultura e saberes locais são alguns dos valores da Economia Solidária (EcoSol). Atualmente, esta política pública abrange mais de 300 empreendimentos ativos cadastrados, que expõem seus produtos em pontos fixos nas oito regiões da cidade, além das feiras itinerantes e em eventos periódicos.
Para integrar a Ecosol é necessário que o empreendimento tenha, no mínimo, três integrantes que não sejam da mesma família (devem ser moradores de casas diferentes) e maiores de 18 anos. Além disso, os participantes precisam ser residentes de Contagem ou ter a produção de seus produtos na cidade.
“É fundamental comprovar que os produtos são de fabricação artesanal, ou seja, produção própria. Podem ser comercializados itens como roupas, artesanatos, bolsas, calçados, bijuterias, acessórios, móveis, utensílios, produtos de higiene e limpeza, entre outros. Empreendimentos do setor alimentício também podem participar, desde que a produção seja artesanal e respeite processos mínimos de fabricação própria”, explicou a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro.
A EcoSol é um modo amplo de consumir e conviver, que promove a atividade econômica, valorizando o trabalho e o indivíduo. O movimento também oportuniza a geração de trabalho e renda, resultando, em vários casos, na inclusão social para aquem se encontra fora do mercado de trabalho formal.
Como se cadastrar
As inscrições são gratuitas e exclusivas para moradores de Contagem. Para participar, os interessados podem comparecer ao Centro Público de Economia Solidária, mediante a apresentação da documentação, preenchimento e assinatura de formulário.
É necessário apresentar, de cada integrante do empreendimento, cópia e original do documento de identificação e do comprovante atualizado de endereço, preferencialmente contas de consumo (água ou luz).
O Centro Público de Economia Solidária está localizado na rua São Marcos, 247, bairro Água Branca, e funciona das 8h às 17h.
Obrigações dos empreendimentos
Participar mensalmente do Fórum Municipal, onde são discutidos e votados temas do interesse coletivo;
Frequentar as Feiras dos Pontos Fixos de sua região para o qual se inscreveu (três ausências consecutivas não justificadas implicam na exclusão de seu empreendimento naquele ponto fixo);
Manter seu cadastro atualizado no Centro Público;
Participar dos cursos de formação específicos para o segmento de seu empreendimento, cumprindo toda a carga horária até a certificação;
Ter conhecimento e respeitar o Regimento Interno do Centro Público, o Regimento do Ponto Fixo, os regimentos do Conselho Geral Gestor e do Fórum Municipal da EcoSol.
Mais informações: 3352-8020